domingo, 7 de fevereiro de 2010

0

Enchentes matam 28 pessoas no México

  • domingo, 7 de fevereiro de 2010
  • Luiz Vasconcelos
  • Share
  • Pelo menos 28 pessoas morreram no México devido às intensas chuvas registradas no país, principalmente na capital, Cidade do México, no Estado de Michoacán (oeste) e no Estado do México (centro), informaram, ontem, autoridades do país.

    A situação mais grave é a de Michoacán, onde nos últimos três dias foram registradas 18 mortes, incluindo três crianças que foram arrastadas por um rio. Porta-vozes da secretaria de Segurança Pública do Estado afirmaram que dez pessoas morreram ontem, somando-se às oito mortes dos dias anteriores, em três municípios. O presidente Felipe Calderón visitou a região, que tem cerca de 20 mil desabrigados.


    No estado de Guanajuato (centro), dois adolescentes de 12 e 14 anos morreram afogados quando tentavam cruzar um rio em Tejaban.


    Um deslizamento sobre a estrada Toluca-Temascaltepec, que atingiu pelo menos 20 automóveis, deixou pelo menos dois mortos e 20 feridos. As equipes de resgate mexicanas trabalhavam no local ontem. O governo do Estado do México (vizinho da capital do país) informou que sete pessoas morreram ontem quando os carros em que viajavam foram atingidos por um desmoronamento de terra. As autoridades estaduais dizem que as chuvas obrigaram sete mil famílias a deixarem suas casas.


    A imprensa do país informou ainda que um homem morreu enquanto fazia trabalhos de dragagem no município de Vale de Chalco, na região da capital.


    Dez cidades dos estados mais atingidos declararam situação de emergência. Com isso, os governos vão receber recursos extras para atendimento às necessidades de alimentação, abrigo e saúde da população afetada. O Exército lidera os trabalhos de resgate em cinco dos municípios declarados em estado de emergência.


    Vinte dos 32 estados mexicanos foram afetados pelas chuvas intensas, que as autoridades consideram acima do normal para o mês de fevereiro. A Cidade do México, capital do país, também sofre com áreas alagadas, que provocaram o colapso do sistema de drenagem e o transbordamento do principal canal da localidade. Centenas de casas ficaram inundadas, houve apagões elétricos e 150 árvores caíram.

    0 Responses to “Enchentes matam 28 pessoas no México”

    Postar um comentário

    Subscribe